Um depoimento de uma proprietária de terra invadida pelo MST foi transmitido ontem (13) durante uma sessão da CPI que investiga ações do grupo. Na semana passada, ela falou aos representantes da comissão que visitaram a área invadida. Entre eles, Ricardo Salles, que é o presidente da CPI e aparece no vídeo.
Maria Nancy Giuliangeli relatou que José Rainha, ex-líder do grupo, chantageou-a exigindo R$ 20 milhões e mais 20 alqueires para desocupar sua propriedade. Ela recusou, durante uma reunião com Rainha.
Inclusive, no último mês de março, Rainha foi preso acusado de extorquir fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo.
Na CPI do MST, Delegado Éder Mauro ironiza soltura de José Rainha, diz que Lula é o maior ladrão do país e sugere que o próximo a sair da cadeia será Marcola, o chefão do PCC.
— Tuca (Arthur) (@tucabr54) June 14, 2023
Resumo , quem fala o que quer ouve o que não quer ! pic.twitter.com/q21MELlGFh
Rainha foi líder do MST durante os anos de 1990. Saiu em meados dos anos 2000 e, depois, um novo movimento extremista, a Frente Nacional de Lutas. Ele responde a aproximadamente 40 processos criminais somente no interior de São Paulo, sob a acusação de extorquir fazendeiros. Assista abaixo ao depoimento de Maria Nancu Giuliangeli.
“Ele queria 2 milhões [de reais] e 20 alqueires de terra”, diz Maria Nancy Giuliangeli, ao falar sobre José Rainha durante diligência da CPI do MST. Seu depoimento foi exibido na audiência da comissão hoje. Esse caso foi tema de reportagem da @RevistaCrusoe… pic.twitter.com/wOdxcktKzE
— O Antagonista (@o_antagonista) June 13, 2023
Agradecemos aos que formam essa comunidade e convidamos todos que possam a fortalecer essa corrente progressista. Seu apoio é fundamental nesse momento crítico que o país atravessa para continuarmos nossa labuta diária.
Caixa Econômica Agência: 1568
Operação: 013
Poupança: 00029024-0
Agradecemos imensamente a ajuda
COMPARTILHE nas REDES SOCIAIS☟